images/Logo/logo_50anos_novo1.jpg

Carlos Filipe Santos Correia e Silva

Título

Análise de Tensões em Pavimentos a Partir de Modelo Físico Instrumentado

Orientador(es)

Laura Maria Goretti da Motta


Resumo

Esta dissertação apresenta uma comparação entre as respostas estruturais calculadas e medidas em um pavimento semirrígido. Relata-se a construção de um modelo físico de pavimento semirrígido, em verdadeira grandeza, e a sua instrumentação com células de pressão total e strain-gauges. As respostas medidas durante o carregamento repetido do modelo, realizado por um sistema pneumático, estão na mesma ordem de grandeza que as respostas calculadas pelos softwares AEMC e EFIN3D. Estas respostas mostram que a tensão vertical diminui com o aumento da profundidade e que as paredes do tanque, onde foi construído o modelo físico, influenciam nas respostas estruturais deste pavimento semirrígido. Apresenta-se e discute-se os resultados de uma avaliação defletométrica, com FWD, no pavimento semirrígido real, localizado no terminal rodoviário do BRT TransCarioca na ilha do Fundão, Rio de Janeiro.


Abstract

This work presents a comparison of the calculated structural responses and structural responses measured in a semi- rigid pavement. It is reported the construction of a physical model of semi- rigid pavement, true to scale, and its instrumentation with total pressure cells and strain gauges. The responses measured during cyclic loading model, carried out by a pneumatic system, are in the same order of magnitude as the responses calculated by AEMC and EFIN3D. These results show that the vertical stress decreases with increasing depth and the walls of the tank, where the physical model is built, do influence the structural response. A FWD survey campaign is presented and discussed. This survey was carried on the real semi -rigid pavement, located at the bus terminal of BRT TransCarioca on the island of Fundão in Rio de Janeiro.


Print