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Carlos Alexandre Seruti

Título

Caracterização Mecânica e Desempenho Estrutural de Elementos Pultrudados


Orientador(es)

Eduardo de Miranda Batista
Alexandre Landesmann


Resumo

Este  trabalho  trata da análise  experimental  das propriedades mecânicas e estruturais de perfis pultrudados formados a partir de Polímeros Reforçados com Fibras de Vidro (PRFV). Para que um  elemento  pultrudado seja considerado estrutural é necessário que atenda a valores mínimos de duas classes  de resistências,  as Classes E17 e E23,  por meio  de testes  experimentais  recomendados  pela  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  através da  norma  NBR  15708:  2011.  Com o objetivo de qualificar o material compósito de acordo com tal documento técnico publicado recentemente foram realizados ensaios de tração  direta, compressão  axial, flexão, rasgamento por pino e cisalhamento interlaminar  de modo a  identificar  as resistências e o módulo  elástico de deformação longitudinal do material. Como segunda etapa desta pesquisa  foi estudada  a viabilidade de distintas soluções  de passarelas produzidas em PRFV.  Esses estudos tomaram por base o projeto de uma estrutura  em perfis tubulares de aço  projetada  para suporte do trem de levitação magnética desenvolvido na COPPE, o Maglev-Cobra,  que está  em fase de implantação no Campus da Cidade Universitária da UFRJ.  Foram  adotados  inicialmente os valores das propriedades obtidas experimentalmente.


Abstract

The present study concerns the experimental analysis of the mechanical properties of pultruded members manufactured with Glass Fiber-Reinforced Polymer, GFRP. Pultruded members may be considered  for  structural  application if they meet one of two  classifications prescribed by the Brazilian code ABNT NBR 15708: 2011, Class E17 or E23. A large range of experimental tests as prescribed by the Brazilian  Code were performed in order to submit a pultruded member to the structural classification: direct tensile and compression tests, bending,  pin-bearing and interlaminar shear, aiming at identifying its strength and elastic deformation modulus. A second step of the present research was the analysis of different structural solutions for a footbridge manufactured  with GFRP and the comparison between the obtained solutions with the original design  of the real structure based on steel tubular shapes. The original tubular steel structure was design  to be erected in the UFRJ Campus and will receive the magnetic levitation vehicle Maglev-Cobra.


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