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Aloésio Drösemeye

Título

Contribuição ao Estudo da Execução de Túneis em “Pipe Jacking”

Orientador(es)

Francisco de Resende Lopes e Paulo Eduardo Lima de Santa Maria

Resumo

Este trabalho examina a execução de dois trechos de túnel pela técnica de "pipe jacking", para implantação de coletores tronco de esgoto, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O poço de serviço de um dos túneis e os danos decorrentes da sua execução são também descritos. O perfil geológico do terreno nos dois trechos é constituído por solos sedimentares do quaternário, sendo um predonimantemente arenoso e o outro argiloso. Nos dois trechos, executaram-se os túneis com diâmetro interno de 1500mm, empregando equipamentos do tipo "slurry shield". Com parâmetros tirados dos perfis estratigráficos, aplicaram-se métodos propostos por diversos autores para a avaliação de esforços de cravação. A partir dos diagramas de cravação dos dois trechos, procura-se avaliar a aplicabilidade dos métodos de previsão de esforços de cravação, essencialmente estrangeiros, à realidade brasileira. Finalmente, procura-se também correlacionar os diagramas de cravação aos danos a construções próximas e a problemas de alinhamento dos túneis.

Abstract

This work reviews the construction of two tunnels by the pipe jacking method, for the implementation of sewage lines in the city of Rio de Janeiro, The construction of the working shft for one of the tunnels and the damage associated with the tunnel driving are also described. The geological profiles where these two tunnels, were constructed are constituted by quaternary sedimentary soils, one of them predominantly sandy and the other clayey. The two tunnels had an internal diameter of 1500mm, and were driven with slurry shields. Soil parameters obtained from the two profiles were used in methods proposed by several authors to estimate jacking loads. From the driving diagrams, the applicability of the load prediction methods (essentially foreign), to Brazilian reality were evaluated. Finally, a correlation between the driving diagrams and damages to nearby buildings or tunnel misalignments was put forward.

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