Clarissa Maciel dos Santos
Título
Avaliação do comportamento dinâmico de uma passarela submetida a carregamentos induzidos por pedestres
Resumo
Com os avanços técnico-científicos, passarelas têm sido concebidas cada vez mais leves e esbeltas, provocando a diminuição da frequência natural da estrutura e
consequente aumento no risco de ressonância com o carregamento humano. O objetivo desse trabalho é estudar o comportamento dinâmico de passarelas submetidas às ações dinâmicas produzidas por pedestres, à luz das metodologias de análise existentes. São apresentados a caracterização da ação humana, os métodos expeditos para análise dinâmica de passarelas e os critérios de conforto humano preconizados nas normas vigentes. Essas metodologias são aplicadas a uma passarela típica construída em Brasília, seguida de uma análise sobre os critérios adotados e resultados obtidos. Observou-se que as normas e regulamentos oficiais ainda não refletem os avanços alcançados sobre o tema e apresentam critérios de conforto muito conservadores. Em contrapartida, as recentes metodologias publicadas, Sétra e HIVOSS, de resultados mais arrojados, mostram-se mais próximas do comportamento real das estruturas. Com isso, fica claro que ainda há grande demanda no desenvolvimento de pesquisas sobre o tema.
Abstract
Due to technical-scientific advances, lighter and slender footbridges have been conceived, leading to the reduction of the natural frequency of structures and a consequent increase in the risk of resonance with human loading. The aim of this work is to study the dynamic behavior of footbridges subjected to the dynamic actions produced by pedestrians, in the light of the existing methodologies of analysis. It is presented the characterization of the human action, the methods for dynamic analysis of footbridges and the human comfort criteria according to the current standards. These methodologies are applied to a typical footbridge constructed in Brasilia, followed by analysis of the considered criteria and results. It was observed that the official rules and standards do not reflect the achieved
developments about the subject, and also that the presented comfort criteria are extremely conservatives. On the other hand, recently published methodologies, Sétra and HIVOSS, which gives boldest results, seem to be closest to the real behaviour of the structures. Thus, it is clear and pronounced that there is a great demand and lack in the development of researches on the theme.